HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS

HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS
ROSMEIRE PAIXÃO é Homeopata Clássica Terapeuta CONAHOM 1274 email: rosmeire.homeopatias@gmail.com

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

A correta prática da Homeopatia deve ser embasada na 6a edição do Organon e MUITO BEM ESTUDADA

A medicina homeopática não é uma prática simples ou empírica, requer estudo constante e muito conhecimento e compreensão do Organon em sua 6a edição. Seguir protocolos prontos não é a verdadeira Homeopatia Hahnemanniana, por isso muitas práticas não chegam ao resultado esperado pelos pacientes e geram "mitos" de que a Homeopatia não funciona ou é muito lenta. O problema é que alguns profissionais não estudam o que realmente deveriam estudar para compreender a verdadeira ciência da cura e praticá-la.

"A afecção local, no entanto, nunca é outra coisa que não seja uma parte da doença interna, uma parte dela aumentada em um só sentido pela força vital orgânica, e transferida para uma parte menos perigosa (externa) do corpo, a fim de aliviar a doença interna." Samuel Hahnemann

§52

Ocorre frequentemente, que o tratamento alopático, não conseguindo exterminar a doença crónica de que o enfermo se encontra acometido, produz ainda, uma outra enfermidade artificial. O paciente, consequentemente, fica mais debilitado e a possibilidade de cura diminui; a incurabilidade será aqui a regra. 

§ 280
Este axioma incontestável de experiência é o padrão de medição através do qual as doses de todos os medicamentos homeopáticos, sem excepção, são reduzidos de tal modo que depois da sua ingestão, estas devem excitar uma reorganização homeopática dificilmente perceptível, deixando a diminuição da dose ir sempre atuando, embora possa parecer sempre tão incrível para as idéias materialistas dos médicos comuns... Vamos aprender com os matemáticos como é verdade, que uma substância dividida em tantas e tantas partes ainda devem conter em suas menores partes concebíveis sempre um pouco dessa substância, e que a menor parte concebível não deixa de ser um pouco desta substância e não pode ser nada. Aprendamos com os filósofos naturais que existem coisas poderosas (forças) que são perfeitamente destituída de peso, como, por exemplo, a luz, etc, consequentemente, infinitamente mais leve do que o medicamento contido nas menores doses utilizadas.

O ceticismo triste de alguns médicos alopáticos que detem, o que é ponderável apenas pode ser real, e tudo o que é imponderável não ser nada... e que nada poderia resultar de uma dose que lhe parece ser nada, de que nenhum efeito iria acontecer e, que consequentemente, este seria sempre muito mais inócuo do que o que deve resultar de suas grandes demais doses da medicina alopática. Por que considerar a sua inexperiência, juntamente com o preconceito, mais confiável do que uma experiência de muitos anos de corroboração por fatos? E, além disso, o medicamento homeopático torna-se potencializado em cada divisão e diminuição, por trituração ou sucussão!

§ 280 Sexta Edição

A dose do medicamento que continua utilizável sem produzir novos sintomas perturbadores é para ser continuada enquanto que, gradualmente crescente, o paciente com melhoria geral, começa a sentir num grau leve o retorno de uma ou de várias queixas antigas originais. Isso indica uma cura através de uma aproximação gradual ascendente das doses moderadas modificada cada vez por sucussão (§ 247). Ela indica que o princípio vital não precisa ser afetado pela doença medicinal semelhante, a fim de perder a sensação da doença natural (§ 148). Ela indica que o princípio de vida agora está livre da doença natural, começa a sofrer apenas algo da doença medicinal até agora, antes conhecido como o agravamento homeopático.

§ 281 Fifth Edition

Cada paciente é, especialmente afetado em seu ponto doente e podem ser influenciados em um grau incrível de agentes medicinais correspondentes por similaridade de ação, e não há nenhuma pessoa, seja ela sempre tão forte e, apesar de só ela ser afetada em sua doença crônica ou doença local, que não vai logo experimentar a mudança desejada na parte afetada, se ela tomar a, medicina homeopaticamente adequada salutar na dose menor concebível que, em uma palavra, não vai, assim, ser  mais alterada em sua saúde como uma criança saudável. Como insignificante e ridícula é mera ceticismo teórico em oposição a esta infalível, a prova experimental infalível!

§ 281 Sexta Edição

A fim de ser convencido disso, o paciente fica sem qualquer medicamento para oito, dez dos 15 dias, enquanto isso dando-lhe apenas alguns pós de açúcar do leite. Se as últimas poucas queixas são devidos ao medicamento simulando os antigos originais sintomas da doença, então estas queixas desaparece em poucas horas ou dias. Se durante estes dias sem remédio, continuando boa higiene regulamentos nada mais da doença original é visto, provavelmente ele está curado. Mas se nos dias posteriores vestígios dos antigos sintomas mórbidos devem mostrar-se, eles são remanescentes da doença original não totalmente extinto, que devem ser tratados com potências renovadas superiores do remédio como indicado antes. Se a cura é a seguir, as primeiras pequenas doses também deve ser novamente aumentada gradualmente maior, mas menos e mais lentamente em pacientes onde irritabilidade considerável é evidente do que nos de menor susceptibilidade, em que o avanço de dosagem mais elevada pode ser mais rápida.


§ 283 Sexta Edição

Para trabalhar totalmente de acordo com a natureza, o verdadeiro artista de cura irá prescrever o medicamento homeopático escolhido com precisão mais adequada em todos os aspectos em tão pequena dose por conta disso sozinho. Não deveria ser enganado pela fraqueza humana para empregar um medicamento inadequado.
Um homeopata verdadeiro é aquele que nunca age sem princípios fundamentais corretos, nunca joga com a vida do doente que lhe foi confiado, como em uma loteria.


§ 201 Sexta Edição

É evidente que a força vital do homem, quando oneradas com uma doença crônica, que é incapaz de superar por suas próprias forças instintivamente, adota o plano de desenvolver uma doença local, em alguma parte externa. A afecção local, no entanto, nunca é outra coisa que não seja uma parte da doença geral, mas uma parte dela aumentado em um só sentido pela força vital orgânico, e transferido para uma parte menos perigoso (externa) do corpo, a fim de aliviar a doença interna. 

§ 202

O médico da velha escola que agora destrói o sintoma local, na aplicação tópica de recursos externos, sob a crença de que ele, assim, obtém a cura de toda a doença, a natureza torna-se por despertar a doença interna e os outros sintomas que existiam anteriormente em um estado latente lado a lado com a afecção local, isto é, ela aumenta a doença interna.

Postamos aqui apenas alguns parágrafos do Organon da Medicina Homeopática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário