HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS

HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS
ROSMEIRE PAIXÃO é Homeopata Clássica Terapeuta CONAHOM 1274 email: rosmeire.homeopatias@gmail.com

domingo, 19 de julho de 2020

A Homeopatia Cognitiva e a essência dos elementos PARTE I


Rosmeire Paixão - Homeopata Clinica Terapeuta


Segundo a Homeopatia cognitiva, cada indivíduo tem a sua própria hierarquia de ideais/valores na vida e quando não equilibrados, podem provocar distúrbios de comportamentos ou até orgânicos. 

Por exemplo, há quem dê prioridade ao dinheiro, outros à família, amor, relações, fama, aspirações etc. As várias distorções de ideias de um indivíduo (delírios) formam-se consoante o ambiente. Por exemplo, há quem acredite que não é correspondido numa relação amorosa, outros que não são apreciados pelos seus amigos, ou que serão abandonados pela família, que serão maltratados etc. Leia com a atenção e identifique cada elemento e o reflexo dos mesmos sobre você, seu jeito de ser, de sentir de expressar e de existir!!!!

A realização e os compostos de carbono

Um fator muito importante na vida é a realização dos nossos empreendimentos. O stress que sentimos incita-nos a intensificar os nossos esforços e resulta na concretização do objectivo desejado. Há indivíduos que se sentem inseguros quanto à sua capacidade de realizar os seus objetivos, e consequentemente sofrem de mais stress. Estes indivíduos necessitam de compostos de carbono (carbonicum). 

O amor e os compostos de fósforo

Os indivíduos que colocam o amor entre os seus principais ideais são normalmente expansivos, sinceros, afectuosos e alegres. É provável que lhe digam que se querem sentir amados e que fariam tudo para o conseguir. Muitas vezes sentem que não são tão amados quanto gostariam. As carícias, enquanto forma de expressão, estão relacionadas com a ideia de amor. Os compostos fosfóricos são indicados para aqueles indivíduos que têm um desejo forte de ser amados. 

O apreço e os compostos de enxofre

Os indivíduos que colocam o apreço dos outros entre os seus principais ideais são normalmente sérios e ganham o respeito e reconhecimento de quem os rodeia. São indivíduos que recebem elogios frequentemente. Se lhes perguntarmos, dirão que o apreço dos outros é muito importante para si e que se esforçam muito para o obter. Muitas vezes sentem que não são valorizados pelos outros. Os compostos de enxofre são indicados para os indivíduos que gostam muito de ser estimados pelos outros.
O abandono e os compostos de iodo

Os compostos de iodo e o abandono 

São indicados para as pessoas que temem o abandono. Estes indivíduos entendem qualquer distanciamento por parte de outrem como abandono, e por isso querem manter os seus entes queridos sempre por perto. Logo, se alguns pais descrevem o seu filho como querendo estar constantemente consigo e dizem que ele ou ela não os deixa sair sem ele/ela, a insegurança mais profunda da criança é o medo de ser abandonado pelos pais. Na verdade, o abandono é um tema popular nos contos de fadas infantis.
Os maus-tratos e os compostos de bromo

Os compostos de bromo e os maltratos 

São indicados para indivíduos que foram maltratados durante a infância ou temem vir a sê-lo. Estes indivíduos têm muito medo. Temem constantemente vir a ser maltratados pelos outros. Por vezes o seu medo dos maus-tratos leva-os a reproduzir a violência. É muito comum que crianças que foram maltratadas se tornem em adultos violentos que maltratam os outros.

A necessidade de confiança e os compostos de arsénico

Estes indivíduos têm em grande conta as relações baseadas na confiança. É provável que lhe digam que prezam muito as relações honestas com os outros e por isso são muito formais no seu comportamento em relação aos outros. Muitas vezes temem que os outros os enganem e por isso são particularmente cépticos e têm dificuldade em confiar nos outros.
A necessidade de satisfação imediata das necessidades e os compostos de flúor

Os compostos de flúor e as insatisfações (fluoricum) 

São indicados para indivíduos insatisfeitos e insaciáveis com necessidades acrescidas e exigências constantes de satisfação imediata das suas necessidades. Muitas vezes sentem que não há nada que os possa satisfazer. Quando frustrados podem tornar-se agressivos. 

A sensação de perigo e os compostos de azoto

Estes indivíduos imaginam muitas vezes que estão sob ameaças externas Estão sempre vigilantes e não conseguem descontrair-se. Estão constantemente a pensar nas medidas necessárias em caso de perigo. Para estes indivíduos são indicados os compostos de azoto (nítricos, nitrosos, nitricum).

A desilusão fácil e os compostos de cloro

Os compostos de cloro são adequados para indivíduos que se desiludem facilmente ou que temem sofrer desilusões nas suas relações com os outros. O seu medo da desilusão torna-os introvertidos.

A sensibilidade emocional e os compostos de crómio

Os compostos de crómio são indicados para indivíduos que são hipersensíveis e se ofendem facilmente. Porque têm medo de ser magoados, são especialmente introvertidos e cautelosos no seu comportamento. 

A incapacidade e os sais de boro

Estes indivíduos sentem-se diferentes e inferiores em relação aos outros. São indivíduos que crescem com uma incapacidade. Normalmente são muito introvertidos e têm dificuldade em exprimir os seus sentimentos. Os compostos de boro serão úteis no tratamento do problema destes indivíduos e ajudá-los-ão a integrarem-se socialmente.

Relações entre homens e mulheres e os sais de sódio (natrum)

Um dos aspectos mais importantes da vida é a relação entre os sexos. Através deste processo a natureza cria as condições necessárias para a procriação do ser humano. Através desta relação nascerão crianças. Com o nascimento de crianças cria-se uma família para lhes proporcionar a protecção necessária até crescerem e se tornarem auto-suficientes. 
Os sais de sódio são adequados para indivíduos que atribuem uma grande importância às relações e ao companheirismo. Por outras palavras, recomendam-se àqueles que ou despendem muita energia para este fim ou cujas inseguranças residem nesta área. Por conseguinte, os sais de sódio são indicados para os indivíduos cujas inseguranças giram em torno das suas relações.

Na Parte II destacarei as informações sobre todos os sais de sódio (Natrum)


Os sais de potássio (kalium ou kali) e a necessidade de pertencer 

São adequados para indivíduos que consideram muito importante pertencer a um grupo. O primeiro grupo a que pertencemos após o nascimento é a nossa família. Mais tarde, através dos contactos sociais, formamos um grupo de amigos. Por conseguinte, os sais de potássio são indicados aos indivíduos cujas inseguranças estão relacionadas com a sua família ou amigos.

Na Parte II destacarei as informações sobre todos os sais de Kali


A necessidade de segurança e o grupo do cálcio (calcarea)

Como dissemos anteriormente, a família fornece a segurança e protecção necessárias para o desenvolvimento das crianças. Quando os indivíduos atingem a idade adulta, já não precisam desta segurança e protecção. Contudo, apesar de serem adultos, certos indivíduos ainda precisam que lhes dêem segurança e protecção e parecem estar presos à sua infância. Para estes indivíduos, os sais de cálcio são particularmente adequados. 

Na Parte II destacarei as informações sobre todos os sais de Cálcio ou Calcarea


A sensação de orfandade e os sais de magnésio

Os sais de magnésio estão relacionados com a orfandade. São úteis para pessoas que crescem órfãs. Após uma das minhas aulas em Novosibirsk, na Sibéria, a doutora Natália Titjeva decidiu aplicar o conhecimento sobre os sais de magnésio no orfanato da cidade. Veio então a observar que quase todos os problemas das crianças eram aliviados pelo uso de sais de magnésio. 

Para além da orfandade genuína, também existe a orfandade imaginária. Os indivíduos, mesmo que tenham pais, sentem-se sozinhos no mundo. Por vezes acreditam que os seus pais não são os verdadeiros. Tais indivíduos pensam que os seus pais não os criaram da forma correcta. Noutros casos, a sensação de orfandade pode desenvolver-se após um período num colégio interno. 

Na Parte II destacarei as informações sobre todos os sais de magnésio


A independência e os sais de bário (baryta)

O elemento que prevalece no grupo do bário é a dificuldade em alcançar a independência. Os indivíduos não se sentem auto-suficientes, dependem da sua família. Os indivíduos do grupo do bário têm uma constante sensação de inferioridade. Sentem-se inadequados em relação aos outros e que serão os piores em tudo o que fizerem, e por isso pensam que os outros estão sempre a escarnecer de si. Por conseguinte, são muitas vezes tímidos e reservados Raramente criam novas amizades.

A regularidade e os sais de prata (argentum)

É comum ouvirmos as pessoas descreverem-se como extremamente regulares. Estas pessoas sofrem com as inconsistências dos outros. Sobretudo na Grécia, onde a situação é ainda pior. Há alguns anos, quando um doente apresentava uma regularidade excessiva como característica, considerava-o normal e difícil de mudar através da homeopatia. No entanto, isto mudou quando me interessei pela homeopatia cognitiva e obtive um conhecimento profundo dos compostos de argentum. Convém realçar que ao tomarmos um sal de argentum, não nos tornamos irregulares. Simplesmente passamos a ser mais flexíveis. Seremos menos rígidos connosco próprios e com os outros. E se por acaso nos desviarmos ligeiramente do nosso plano, não será o fim do mundo. Existe uma solução para tudo. Em todo o caso, se normalmente chega atrasado aos seus compromissos e isto não o aflige, então os sais de argentum não são adequados para si.

Na Parte II destacarei as informações sobre todos os sais de prata ou Argentum

A necessidade de criatividade e os sais de ouro (aurum)

O toque de Midas é frequentemente utilizado para descrever alguém que é tão criativo que, metaforicamente, torna tudo aquilo em que toca em ouro. A verdade científica subjacente desta expressão é particularmente relevante para os sais de aurum na homeopatia. Os sais de aurum estão associados à criatividade. São indicados para pessoas particularmente competentes. Indivíduos visionários, criativos, fanáticos do trabalho. A criatividade traz-lhes grande felicidade. São os vencedores na corrida da concorrência leal. Por isso é que a medalha de ouro é atribuída àqueles que chegam em primeiro lugar. (Os que chegam em segundo recebem a medalha de prata. Isto significa que a sociedade atribui mais importância à criatividade do que à regularidade). 

Contudo, quando este elemento existe em excesso, os indivíduos começam a sofrer da "doença do ouro". São incapazes de apreciar as coisas simples da vida e correm o riso de ser afectados pela melancolia. São como Midas que transformava tudo o que tocava em ouro, mas era infeliz porque não podia apreciar as coisas que as pessoas normais tinham.

É importante realçar que muitas vezes as pessoas que estão sob tratamento homeopático afirmam que passado algum tempo reparam que têm uma maior criatividade e novas ideias. Isto é algo natural e que é de prever. A criatividade, enquanto conceito, tem uma importância superior no universo. A criatividade é muito importante para os seres humanos. Quanto melhor o nosso estado mental, maior é a nossa capacidade de criar.

Na Parte II destacarei as informações sobre todos os sais de ouro ou aurum


O medo de ser castigado e os sais de zinco

A principal característica do grupo do zinco é um medo intenso de se ser castigado. Os indivíduos do tipo Zincum Metallicum são excepcionalmente regulares, mas esta regularidade deve-se ao seu medo de serem castigados. São muito cuidadosos no seu comportamento porque receiam ser presos pela polícia por infringirem a lei. 

Descreverei na próxima postagem os tipos psicológicos de cada grupo de sais para que possamos identificar antes do indivíduo apresentar sinais de um problema clínico. Os sintomas clínicos deste tipo envolvem várias neuroses, por isso a importância de conhecer e estudar essa face contemporânea da Homeopatia.

#homeopatiaemjundiai

Nenhum comentário:

Postar um comentário