PSORINUM - QUANDO CORPO E ALMA SOFREM.
Homeopatia é a ciência terapêutica baseada na lei natural da cura pelo método de medicamentos semelhantes à doença - Similia similibus curentur "sejam os semelhantes curados pelos semelhantes". Nós homeopatas não tratamos apenas a doença manifestada, mas a pessoa que adoece. Os medicamentos homeopáticos atuam restabelecendo a energia vital dos seres vivos, a energia responsável pela manutenção da vida e da harmonia das funções fisiológicas do organismo. Whatsapp info: 11 98558 7484
HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS

ROSMEIRE PAIXÃO é Homeopata Clássica Terapeuta CONAHOM 1274 email: rosmeire.homeopatias@gmail.com
segunda-feira, 28 de dezembro de 2020
PSORINUM - Fisicamente percebe-se na pele, esse é o seu mundo real
FALANDO UM POUCO DE MIASMAS DE HAHNEMANN
Os miasmas hoje são denominados como predisposições genéticas e a análise das predisposições genéticas são importantes para um entendimento melhor sobre o nível de saúde do paciente e a profundidade da doença manifestada. Pode-se definir miasma como “uma predisposição diatésica e/ou constitucional, portadora de matizes individuais e característicos que determinam a maneira e a forma do adoecer e do reagir, como expressão da suscetibilidade de cada um”. É isso que orienta o raciocínio em relação à profundidade da doença e sua cronicidade. HAHNEMANN, afirmou que as doenças crônicas e os estados miasmáticos, abandonados a si mesmos, agravam-se constantemente, progridem e atormentam o doente até o fim da vida ... a não ser que um tratamento dinâmico conforme a lei da semelhança venha em socorro da força vital tornada incapaz. HIPÓCRATES expressava-se de forma semelhante, afirmando que para reconduzir o enfermo ao equilíbrio inicial, requer ajuda freqüente de um tratamento bem acompanhado. As doenças peculiares à humanidade pertencem a duas classes: DOENÇAS AGUDAS: Processos rápidos causados por estados e distúrbios anormais da força vital; essas afecções geralmente completam seu curso num período breve e de variação durável. DOENÇAS CRÔNICAS: doenças que, frequentemente, são insignificantes e imperceptíveis no começo, agem de modo deletério sobre o organismo vivo perturbando-o dinâmica e insidiosamente, e minando-lhe a saúde a tal ponto que a energia automática da força vital, destinada à preservação da vida, se torna pouco ou muito pouco suficiente para ser capaz de extinguir por completo qualquer acometimento de forma permanente, resultando na destruição final do organismo. doenças crônicas tem três fases, uma fase primária, estágio latente e um estado secundário ou terciário. Os efeitos desses miasmas passam então de uma geração para a próxima geração por herança e causam predisposições a certas síndromes de doenças. Desta forma, apenas tratar os sintomas apresentados sem uma profunda análise miasmática do paciente para garantir sucesso do tratamento, causará novas recidivas adoecedoras. Contatos pelo whatsapp
pelo Whatsapp #homeopatia #saude #brasil #brasileirospelomundo
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
Usando um método integrado e não um método fragmentado, isso é a Homeopatia
Em qualquer enfermidade pode-se utilizar a Homeopatia. O alcance da homeopatia vai além dos sintomas patológicos, físico-orgânico. Buscamos o distúrbio central da patologia porque em Homeopatia o interesse está em trazer de volta, resgatar, a força vital do paciente e, consequentemente, a sua saúde. #homeopatiaemjundiai
A homeopatia é uma arte e ciência que se baseia em princípios fundamentais que foram usados com eficácia na cura por centenas de anos. Com o passar do tempo, a evolução da medicina homeopática se expandiu significativamente com cada geração de praticantes. Nas últimas 3 décadas a medicina Homeopática tem presenciado uma grande revolução: Autores da Homeopatia clássica tem desenvolvido novos métodos, partindo dos sintomas raros e peculiares, chegando ao sistema e ao método da complexidade, em que a sinergia dos métodos existentes são utilizadas para se chegar de maneira mais eficaz ao verdadeiro Simillimum.
Um destes grandes autores contemporâneos é o Dr. Rajan Sankaran.
“Estamos usando um método integrado e não um método fragmentado. Eu descobri que esta integração me proporcionou os melhores resultados em trinta anos de prática.” Dr. Rajan Sankaran
Rajan Sankaran é um médico homeopata mundialmente conhecido, que inovou nos campos da filosofia, matéria médica, repertório, sistemas, miasmas e na tomada e análise de caso.
Dr. Rajan Sankaran, no início de sua prática, acreditava que o mais profundo que o médico conseguiria acessar durante a consulta seria a ilusão do paciente, e que aí estaria a origem da doença. Esta ilusão seria uma falsa percepção da realidade, e esse foi o tema de seu primeiro livro “O espírito da Homeopatia”. Mais tarde, após muita observação e prática, passou a ir além da ilusão do paciente, alcançando o nível da sensação e, posteriormente, da energia. Desta forma, passou a buscar o distúrbio central do indivíduo, através da sensação vital, criando então os “7 níveis da experiência” (a experiência do paciente pode existir em um dentre sete níveis, começando com o nome e os fatos de um fenômeno, culminando na experiência sensorial e energética). Além do distúrbio vital, Dr. Rajan Sankaran iniciou a exploração da classificação dentro do mundo natural, trabalhando reinos e sub-reinos.
O primeiro livro onde explorou estas diferentes percepções da realidades em Vegetal, Mineral e Animal, foi no “A substância da Homeopatia”.
O método do Dr. Sankaran nos ensina a perceber os pontos comuns e as características essenciais que permeiam um caso, considera a generalização, a ideia mais fantástica da Homeopatia: “Existe apenas um estado. O que se vê em um lugar deve ser corroborado com outro lugar, em outro tempo, em outro local. Penso que uma das razões pelas quais tive sucesso em muitos casos é que não aceito uma indicação como definitiva. Continuo procurando outras evidências.”
Essa afirmação refere à sensação, sintomas, patologia, em que a confirmação da sensação deve estar presente em vários aspectos do quadro do paciente, para assim se ter mais chance de acertar o medicamento.
Após toda essa descoberta e inovação na prática da homeopatia, Dr. Sankaran manteve seu progresso nos insights procurando aprofundar a consistência de seu método. Foi então que escreveu o livro “A sinergia em homeopatia”, em que integrou três aspectos da homeopatia: o Gênio (a ideia principal, a essência do medicamento); Sintoma (Matéria Médica e Repertório – a homeopatia clássica); Sistema (compreensão temática de acordo com informações do Reino, Sub-reino e Fonte, juntamente com os miasmas e método da sensação):
Método da Sinergia em Homeopatia – Dr. Rajan Sankaran
O método de 8 caixas A mais nova evolução na prática do
Dr. Rajan Sankaran
Todas estas descobertas já seriam o suficiente para colocar o mestre Dr. Sankaran ao lado dos grandes homeopatas da história, como Hering e Kent. Mas ele foi além. Desenvolveu o “The Eight Box Method”, que leva a idéia da Sinergia um passo adiante. Esta é a ferramenta mais recente e mais bem sucedida até agora desenvolvida pelo Dr. Rajan Sankaran na sua prática da Homeopatia. O Método das 8 caixas é baseado no conceito de exatidão e integridade e inclui todas as ferramentas e níveis desenvolvidos até agora de forma muito harmoniosa para obter os resultados mais consistentes na prática médica homeopática.
Estamos passando por um momento de ebulição de ideias dentro da homeopatia. Profissionais contemporâneos tem revolucionado essa prática, tornando mais exato e consistente a busca pelo medicamento Simillimum. Dr. Rajan Sankaran é um destes mestres iluminados que tem levado a homeopatia um passo adiante.O Dr. Sankaran é reconhecido como um dos principais pensadores e professores de homeopatia em todo o mundo e tem trabalhado para promover o desenvolvimento e a prática da homeopatia desde os anos 1980.Ele é médico honorário da Smt. Chandaben Mohanbhai Patel Homoeopathic Medical College em Mumbai e também lidera a Academia Internacional de Homeopatia Avançada, com sede na cidade.
https://hpathy.com/homeopathy-papers/8-box-method-dr-rajan-sankarans-newest-evolution-practice/
https://homeopathy-soh.org/conference-dr-rajan-sankaran-explores-8-box-method-of-homeopathy/
#homeopatia #saude #homeopatiaemjundiai #homeopataonline
segunda-feira, 20 de julho de 2020
A Homeopatia Cognitiva e a essência dos elementos PARTE II
MAL SENTIR
MAL AGIR
Rosmeire Paixão - Homeopata Clínica Terapeuta
- Relações entre homens e mulheres e as Personalidades Natrum
- Os indivíduos Natrium muriaticum sentem-se desiludidos na sua relação. Nomeadamente, têm medo de ser desiludidos na sua relação ou no passado sofreram grandes desilusões na sua vida amorosa.
- Os indivíduos Natrium phosphoricum têm a sensação constante de não serem amados na sua relação.
- Os indivíduos Natrium sulphuricum têm a sensação constante de não serem valorizados na sua relação.
- Os indivíduos Natrium iodatum acreditam que serão abandonados pelo seu parceiro e fazem tudo para o evitar.
- Os indivíduos Natrium bromatum sentem que são maltratados na sua relação.
- Os indivíduos Natrium bichromicum magoam-se facilmente na sua relação.
- Os indivíduos Natrium carbonicum sentem-se incapazes de lidar com a sua relação.
- Os indivíduos Natrium arsenicosum sentem-se extremamente desconfiados na sua relação, são incapazes de confiar e acreditam que o seu parceiro é egoísta e falso.
- Os indivíduos Natrium nitricum têm uma sensação constante de um perigo que não conseguem identificar na sua relação e acreditam que algo fatal irá acontecer ao seu parceiro.
- Os indivíduos Natrium fluoratum sentem-se insatisfeitos na sua relação. Por conseguinte, vivem numa luta interior constante para a terminar.
- A necessidade de pertencer e as personalidades kalium
- Os indivíduos Kalium carbonicum tem sentimentos intensos de inadequação e sentem-se incapazes de lidar com as situações sem o apoio dos amigos.
- Os indivíduos Kalium phosphoricum sentem que os seus entes queridos não se preocupam consigo. Os doentes acreditam que a sua família ou amigos não gostam deles. Por isso, esforçam-se constantemente para obter o seu afecto e atenção.
- Os indivíduos Kalium sulphuricum sentem uma necessidade intensa de serem estimados pelos seus entes queridos. O indivíduo está constantemente a tentar obter a sua aprovação. Noutros casos, a pessoa pode sentir-se subvalorizada pelos seus entes queridos.
- Os indivíduos Kalium muriaticum tem medo de ser desiludidos pelos seus entes queridos. Em certos casos, dizem que sofreram grandes desilusões no passado.
- Os indivíduos Kalium bichromicum tem medo de ser magoados pelos seus entes queridos. Em alguns casos o indivíduo afirma ter sido profundamente magoado por eles.
- Os indivíduos Kalium iodatum têm medo de ser abandonados pela família ou amigos.
- Os indivíduos Kalium bromatum sentem-se intensamente maltratados pelos amigos e família. Noutros casos, os indivíduos tem medo de ser maltratado sem o apoio dos amigos.
- Os indivíduos Kalium arsenicosum são incapazes de confiar nos amigos, de cujo apoio necessitam. Acreditam frequentemente que os seus amigos irão aproveitar-se de si.
- Os indivíduos Kalium fluoratum sentem que os membros do grupo de cujo apoio precisam não satisfazem as suas necessidades, que são obviamente insaciáveis. Por conseguinte, vivem numa constante luta interior para terminar estas relações.
- Os indivíduos Kalium nitricum sentem constantemente que os membros do grupo de que dependem estão em perigo ou que algum mal lhes irá acontecer
- A necessidade de um ambiente seguro e o grupo do cálcio - Calcareas
- Os indivíduos Calcarea carbonica sentem-se incapazes de viver sem alguém que lhes dê segurança e protecção. Sentem uma ansiedade intensa quando lhes falta a segurança de que tanto precisam.
- Os indivíduos Calcarea phosphorica sentem que não são amados pelos seus pais ou pela figura parental, tal como o seu patrão, professor etc.
- Os indivíduos Calcarea iodata sentem que serão abandonados pela sua figura parental, nomeadamente pela pessoa de cuja protecção necessitam.
- Os indivíduos Calcarea sulphurica têm dúvidas quanto à estima dos seus pais. Muitas vezes sentem que não são tão valorizados quanto os seus irmãos, ou têm a necessidade constante de ser estimados pela sua figura parental (professor, patrão). Por isso, esforçam-se muito para obter o seu apreço.
- Os indivíduos Calcarea arsenicosa sentem uma necessidade intensa de segurança e protecção, mas não confiam naqueles cujo apoio procuram. O indivíduo pode pensar: “Até o meu pai pode aproveitar-se de mim. Nem sequer posso confiar no meu próprio pai”.
- Os indivíduos Calcarea fluorica têm muitas necessidades que esperam ver satisfeitas pela figura parental que os protege. Embora recebam todo o apoio, nunca estão satisfeitos. Por conseguinte, estes indivíduos demonstram uma raiva intensa em relação aos seus pais, algo que também pode ser exprimido através de uma hostilidade intensa em relação ao sistema social.
- O indivíduo Calcarea muriatica afirma: “Fui desiludido pelos meus pais” ou “tenho medo de ser desiludido pelos meus pais”. Este medicamento também se aplica quando um doente necessita de segurança e ao mesmo tempo se desilude facilmente.
- Os indivíduos Calcarea bromata têm um historial de maus-tratos durante a infância, ou imaginam que serão maltratados pelo pai verdadeiro ou simbólico, cuja protecção procuram.
- Os indivíduos Calcarea chromica sentem-se profundamente magoados pelo pai verdadeiro ou simbólico, de quem esperam receber segurança e protecção.
- Os indivíduos Calcarea nitrica sentem que perderão os seus pais, de quem precisam para lhes proporcionar segurança e protecção. Este tipo não é muito comum actualmente, mas encontra-se com frequência em indivíduos que tenham passado por uma guerra.
- A sensação de orfandade e os Sais de magnésio
- Os tipos Magnesia phosphorica sentem uma falta de amor aliada a uma sensação de orfandade. Estes indivíduos têm uma necessidade constante de receber afecto do ambiente que os rodeia e muitas vezes sentem que os outros não se preocupam consigo. Quando vemos um indivíduo que pertence ao grupo de magnésio a pedir afecto, deve considerar-se a administração de Magnesia phosphorica. Noutros casos, um indivíduo deste género pode sofrer de depressão porque nunca foi amado.
- Os tipos Magnesia sulphurica podem ultrapassar a sensação de orfandade através do apreço. Isto significa que podem tentar ultrapassar a orfandade procurando ganhar a consideração dos outros. Nestes casos, os indivíduos tentam ser o centro das atenções e obter admiração e aprovação.
- Os indivíduos Magnesia arsenicica adoptam uma atitude particularmente cautelosa em relação ao mundo. Acreditam que, uma vez que são órfãos, toda a gente vai tentar explorá-los. Por conseguinte, tentam controlar tudo o que está à sua volta para não serem roubados ou enganados.
- Os tipos Magnesia iodata, para além da sensação de orfandade, sentem uma ansiedade intensa por temerem vir a ser abandonados.
- Os tipos Magnesia carbonica estão associados a um elemento acentuado de inadequação. Nestes casos, os indivíduos têm lacunas em muitas áreas e estão sempre a perguntar-se se vão conseguir sobreviver etc. Este medicamento lida com os esforços dos órfãos para serem independentes bem como com as consequências destes esforços.
- Os tipos Magnesia fluorica, para além da sensação de orfandade, também têm grandes necessidades que não podem ser satisfeitas por nada. Os indivíduos desenvolvem uma hostilidade intensa em relação ao sistema social, que consideram cruel e impiedoso.
- Os tipos Magnesia muriatica, para além da sensação de orfandade, demonstram uma sensação acentuada de desilusão.
- Os tipos Magnesia chromica incluem órfãos que se ofendem facilmente, mesmo com a mais ligeira crítica.
- Os tipos Magnesia nitrica temem constantemente que algo de muito mau lhes aconteça e que permaneçam órfãos para sempre. Temem que algo mau aconteça a quem entrar em contacto consigo ou que adoeçam e morram: “A família que estou a criar vai morrer tal como aconteceu aos meus pais".
- Os tipos Magnesia bromata incluem órfãos com noções graves de maus-tratos. Quando as noções de orfandade e maus-tratos coexistem num órfão, é provável que tenham sido maltratados num instituição e por isso temam voltar a sê-lo. Também pode significar que embora não tenham sido maltratados, vêem a realidade sob essa perspectiva.
- A regularidade e os sais de prata (Argentum)
- Os indivíduos Argentum metallicum exibem uma regularidade excessiva. Os indivíduos do grupo argentum são demasiado regulares. Porém neste tipo, a regularidade prevalece acima de qualquer outro conceito, na sua forma mais pura. Os indivíduos sentem a necessidade de seguir o seu plano meticulosamente, ser pontuais nos seus compromissos, cumprir o prometido. O exagero desta característica perturba o indivíduo e as pessoas que o rodeiam. Os indivíduos do grupo argentum são particularmente racionais. As suas emoções são controladas pela razão. Contudo, a regularidade não tem lugar no mundo das emoções. Por conseguinte, as emoções dos indivíduos do grupo argentum são controladas, não existe uma expressão impulsiva, e o controlo da razão prevalece. A sua capacidade de comunicação reprimida liberta-se através do debate, canto, representação ou escrita. O seu desejo de conversar e a sua boa disposição tornam estes indivíduos sociáveis. Mas embora sejam muito eloquentes, têm dificuldade em exprimir as suas emoções. A sua dificuldade em exprimir as suas emoções faz com que os outros os vejam como frios. No que toca à sexualidade, onde a capacidade de comunicação é essencial, estes indivíduos são de um modo geral controlados durante o acto sexual e falta-lhes paixão e espontaneidade. Outra característica acentuada que resulta da regularidade é a pressa. Os indivíduos do grupo argentum estão constantemente apressados como se tivessem um compromisso marcado. Descrevemos o tipo psicológico do grupo argentum antes do indivíduo apresentar sinais de um problema clínico. Os sintomas clínicos deste tipo envolvem várias neuroses. Os indivíduos Argentum metallicum apresentam frequentemente sintomas de ansiedade ou neuroses hipocondríacas. Nestes tipos, existe uma aversão ao diálogo, aversão ou medo de aparecer e falar em público, dificuldade ou aversão a qualquer processo relacionado com o pensamento. Este medicamento também é indicado para casos em que uma mente hiperativa e o controle acrescido impedem outras funções, como nas perturbações psico-sexuais ou em problemas de infertilidade.
- Os indivíduos Argentum nitricum apresentam todas as características do grupo argentum, acrescentando-se-lhe ainda a característica da sensação de perigo. Logo, no que diz respeito à regularidade, os indivíduos imaginam que existe um perigo de serem irregulares. Esta sensação de perigo torna os indivíduos excessivamente regulares. Por isso é que são tão conscienciosos quanto aos seus deveres, ou estão sempre com pressa para serem pontuais. Nas fobias, como a claustrofobia, agorafobia ou fobia de “mau desempenho”, recomenda-se o Argentum nitricum. Descobriu-se que na agorafobia existe um medo de exposição a tentações sexuais às quais possamos sucumbir. A fobia do mau desempenho refere-se ao medo de não correspondermos a expectativas elevadas. Ambos os distúrbios podem ser associados de forma razoável à regularidade. Tais casos apresentam muitas vezes os sintomas de um ataque de pânico, típicos do grupo nítrico. Este padrão está associado à ansiedade e medo intensos em conjunto com vários sintomas físicos. Existe com frequência um medo da loucura, morte ou comportamento incontrolável. O Argentum nitricum também é recomendável para o medo da ribalta (medo do palco, de se exprimirem sob as luzes luzes do palco) em indivíduos que tenham uma sensação de perigo sobre como se exprimirem, nomeadamente quanto a desempenharem adequadamente o seu papel. O Argentum nitricum também é aconselhável para o comportamento hipocondríaco. Os indivíduos acreditam que sofrem de uma doença incurável. Consultam médicos frequentemente. É fácil consolá-los, mas assim que ouvem dizer que alguém está doente, começam a pensar que também eles serão afectados. Estão constantemente à procura de apoio da sua família relativamente ao seu problema. Por vezes, reduzem consideravelmente as suas actividades profissionais porque pensam que o trabalho lhes é prejudicial. As perturbações obsessivas compulsivas também podem ocorrer nos indivíduos Argentum nitricum. Os indivíduos são dominados por impulsões e temem que estas se concretizem. Por exemplo, alguém pode ser dominado pela ideia de empurrar um amigo de um precipício ou de meter a mão numa tomada ou ventoinha. Por conseguinte, aproximam-se da fonte de perigo e ficam obcecados pela impulsão “faço ou não faço isto…” Também podem apresentar sintomas de depressão com tendências suicidas. O Argentum nitricum também pode ser adequado em casos de disfunções sexuais em jovens adolescentes que tenham dificuldade em ter relações sexuais pela primeira vez ou estejam preocupados com o seu desempenho no acto sexual que está prestes a acontecer. Embora tenham uma erecção, perdem-na assim que tentam a penetração. Da mesma forma, as raparigas podem sofrer de secura vaginal. Também podem ter medo de ser negligenciadas pelo seu parceiro ou sentir que podem não o satisfazer ou que ter relações sexuais vai contra os seus princípios. Também é recomendável à adultos que estejam excessivamente preocupados com as suas obrigações profissionais de tal modo que são incapazes de relaxar quando estão com a sua parceira porque estão pensando em trabalho, perdendo assim a sua erecção. O Argentum nitricum, quando recomendado, ajuda os indivíduos a exprimirem-se sexualmente, reduzindo o autocontrole excessivo e a sensação de perigo. Por fim, podem existir sintomas de esgotamento nervoso. Os indivíduos estão cansados e sem vontade de trabalhar. Demonstram fadiga mental e preguiça. Não conseguem concentrar-se e são incapazes de estudar.
- Os indivíduos Argentum sulphuricum tem uma tendência para serem regulares aliada a uma necessidade intensa de serem valorizados. Contudo, neste tipo, a tendência para a regularidade é excessiva. O Argentum sulphuricum é o medicamento homeopático mais fiável da matéria médica. É adequado para os chamados “marrões” que são criticados pela sua atitude. Por exemplo, estudantes que nunca faltam a uma aula, são diligentes e tomam notas detalhadas, e ao mesmo tempo tendem a racionalizar excessivamente, concentram-se muitos nos pormenores e são incapazes de ter uma perspectiva global. São excessivamente racionais e tem uma capacidade de imaginação limitada. Estudam incessantemente; são absorvidos pelos seus estudos e certificam-se de chegar sempre a horas aos seus compromissos. São sempre pontuais e fazem tudo o que for possível para chegar cedo às aulas. Uma vez conheci uma criança que sofria de insónia devido ao seu medo de não acordar a horas para ir para a escola. Todas as noites ajustava dois despertadores, mas ainda assim temia que eles não soassem e ele não acordasse, chegando atrasado à escola. Também tinha outra característica, que já tinha encontrado antes em indivíduos Argentum sulphuricum. Falava tão depressa que era quase impossível alguém compreender o que dizia. Um adulto que sofria de neurose obsessiva compulsiva e melhorou bastante após tomar este medicamento, ao tentar explicar porque falava tão depressa, disse-me que fala assim para conseguir encaixar tudo que tem a dizer, como se houvesse um limite de tempo que o impediria de acabar o que tem para dizer. Como é óbvio, após tomar este medicamento a sua forma de falar melhorou juntamente com o resto dos sintomas.
- Os indivíduos Argentum muriaticum são caracterizados por se desiludirem facilmente e terem uma tendencia interior para serem regulares. Estes indivíduos desiludem-se com a inconsistência dos outros. É mais adequado para indivíduos do grupo Argentum que tem um historia de depressão e cuja desilusão está patente na sua expressão facial.
- Os indivíduos Argentum muriaticum natronatum tem tendência para a regularidade e todas as suas consequências, mas também se desiludem facilmente na sua vida amorosa. Noutros casos, existe o medo de serem desiludidos pelo seu parceiro. Por conseguinte, estes indivíduos podem mencionar que estão sozinhos porque têm medo de ser desiludidos ou porque não conseguem encontrar ninguém que seja tão regular quanto desejam. Também é possível que mencionem várias ocasiões anteriores em que foram desiludidos pela inconsistência do seu parceiro.
- Os indivíduos Argentum muriaticum kalinatum tem semelhanças com os indivíduos Argentum muriaticum natronatum, mas no caso dos primeiros não é a relação amorosa que prevalece na sua mente, e sim a relação com a família ou os amigos. Por conseguinte, é possível que estes indivíduos mencionem desilusões anteriores por parte de amigos ou família, porque não foram tão regulares quanto desejariam. Também é possível que falem no seu medo de serem desiludidos pelos amigos ou a família devido à sua inconsistência.
- Os indivíduos Argentum chromicum demonstram uma tendência acentuada para se magoarem facilmente. São indivíduos particularmente regulares que se ofendem facilmente com as ações e palavras dos outros. Um comentário ou gesto insignificantes para as pessoas normais é capaz de ofender o doente do grupo Argentum chromicum. Quando magoados, normalmente não o exprimem aos outros, limitando-se a recolher-se no silêncio. Uma vez que se magoam facilmente, são muito cuidadosos na escolha das pessoas às quais se associam e no seu comportamento em relação aos outros. Quando magoados pelo ambiente social, é possível que desenvolvam depressões ou comportamento hipocondríaco. Na verdade, tem invariavelmente uma tendência para o comportamento hipocondríaco.
- Os indivíduos Argentum phosphoricum esforçam-se para conquistar o afeto das pessoas através da sua regularidade, e também exigem que os outros sejam regulares na expressão do seu afecto. É por isso compreensível que interpretem a inconsistência dos outros como indiferença. São muito extrovertidos, tem muitos interesses, muitos amigos e conhecimentos, adoram viajar e são sexualmente arrebatadores.
- Os indivíduos Argentum arsenicosum tem tendência a ser muito formais para não abalar a confiança dos outros.
- Os indivíduos Argentum iodatum evitam ser abandonados aos serem regulares. Quando as outras pessoas são inconsistentes, vêem-no como abandono.
- Os indivíduos Argentum bromatum evitam a ilusão de serem maltratados ao serem regulares.
- Vejamos a descrição mais detalhada de alguns sais de ouro - Aurum
- Os indivíduos Aurum metallicum demonstram uma aptidão excessiva para serem visionários. Ter uma visão e trabalhar para a concretizar é essencial para se ser bem sucedido. Contudo, o estado mental do grupo Aurum metallicum está muito distante da tendência para a visão altruísta, ou seja ter visões sociais sem motivos egoístas. Pelo contrário, o indivíduo Aurum metallicum está associado à visão egoísta. Por conseguinte, estes indivíduos desejam ter sucesso, ser os melhores e esforçam-se muito por isso. Trabalham de manhã à noite para o alcançarem. Os indivíduos do grupo aurum são muito trabalhadores. Trabalham de forma incansável e sistemática. Possuem uma motivação interior para concretizarem as suas visões. Mas se ficam em segundo lugar consideram-no um grande fracasso. Os indivíduos do grupo aurum não toleram a derrota. Quando perdem, adoecem porque querem ganhar sempre. O indivíduo do grupo Aurum é sério, carrancudo, muito responsável e sensível. Não toleram que duvidem deles. Normalmente o seu comportamento também não o permite. São regulares e apressados. Querem que o seu trabalho seja feito depressa e bem. Possuem uma força interior que é evidente para os outros. Por conseguinte, facilmente se tornam em líderes de um grupo ou uma família. Todos confiam nele. São como a estabilidade de um rochedo e a segurança de um abrigo para os outros, como um porto. São generosos para com os outros, trabalham para eles, mas não sem proveito pessoal. Embora sejam generosos para com as outras pessoas, também precisam que estas estejam a seu lado. Por conseguinte, facilmente se sentem abandonados, negligenciados, e como se estivessem a perder o afecto dos outros, o que os enfurece. Estes indivíduos, apesar da força interior que possuem e emanam, são especialmente sensíveis. Facilmente se magoam ou desiludem, se sentem humilhados, abandonados ou subvalorizados, e podem zangar-se facilmente. Esta raiva pode ser violenta. Nesses momentos tornam-se pessoas diferentes. Contudo, normalmente não exprimem a sua raiva.
- Os indivíduos Aurum sulphuratum demonstram todas as características do Aurum com uma inconfundível influência adicional do enxofre. Estes indivíduos sentem-se subvalorizados pelos outros ou fazem grandes esforços para conquistar o seu apreço, aprovação e admiração. Podem ser visionários e líderes naturais, mas é comum sentirem que, apesar dos seus esforços, não são valorizados. Também podem ser indivíduos fortes em quem toda a gente confia, e ainda assim sentirem que não recebem o devido reconhecimento. Estão constantemente a tentar obter reconhecimento. Quando, apesar dos seus esforços, fracassam, tornam-se irritáveis e muito críticos em relação aos outros.
- Os indivíduos Aurum iodatum combinam o aurum com as características do iodo, nomeadamente o medo de se ser abandonado. São por isso indivíduos resolutos e visionários, mas também têm medo de ser abandonados por aqueles que os apoiam. Devido ao medo do abandono, ligam-se demasiado aos outros e tentam mantê-los por perto a todo o custo. O medo de serem abandonados faz com que se entreguem aos outros, ainda que duma maneira excessiva. Uma vez que o comportamento dos outros é muitas vezes visto como um abandono, estes indivíduos tornam-se irritáveis.
- O indivíduo Aurum muriaticum demonstra um sentimento geral de desilusão. É a desilusão de alguém cujas visões não se concretizaram, quer devido às adversidades da vida, quer porque os outros não cumpriram o seu dever. A desilusão dos indivíduos com características do grupo Aurum pode ser direccionada àqueles que apoiaram e ajudaram. Também é provável que, embora na verdade nada de grave tenha acontecido, estes “visionários” simplesmente lhe digam que se desiludem facilmente. Também é possível que tenham medo de ser desiludidos pelas pessoas que apoiam, com quem são generosos e pelas quais trabalham arduamente. São introvertidos e não exprimem as suas queixas aos outros. Não toleram ser contrariados e exigem obediência. Quando isto não acontece, zangam-se com os outros.
- Os indivíduos Aurum muriaticum natronatum exibem as principais características do Aurum combinadas com desilusões frequentes na sua vida amorosa ou o medo de serem desiludidos na sua relação. Estes indivíduos são muito exigentes na escolha dos seus parceiros porque têm medo de ser desiludidos. Noutros casos, apenas criam relações informais e evitam envolver-se seriamente. É um excelente medicamento para aqueles que estão hesitantes quanto ao casamento. Ao mesmo tempo, têm tendência a ser visionários com todas as características associadas do grupo Aurum. Os indivíduos Aurum muriaticum natronatum sentem muitas vezes que devem dominar na sua relação para não sofrerem desilusões. Isto pode ocorrer frequentemente durante a puberdade, que é um período especialmente turbulento e em que o tema das relações é muito pertinente. O Aurum muriaticum natronatum é um medicamento muito útil para as depressões resultantes de desilusões nesta idade. Pode existir uma tendência suicida ou até mesmo tentativas de suicídio. Contudo, a existência de desilusões amorosas anteriores não é uma condição necessária para a administração deste medicamento. Pode ser adequado para a tendência suicida em qualquer idade e por qualquer motivo. Contudo, nestes casos existe uma desilusão crónica na vida amorosa do indivíduo.Os indivíduos Aurum Arsenicosum, além das características do grupo Aurum, demonstram as características do Arsenicum: nomeadamente, falta de confiança, e um receio intenso de se ser roubado ou enganado. Por conseguinte, podem ser ambivalentes; são os pilares e os líderes do grupo, e no entanto não conseguem confiar nas mesmas pessoas que apoiam e orientam. Isto torna-os muito controladores. Querem controlar tudo e todos. Também demonstram uma tendência para a ordem e a diligência. Querem ser bons em tudo o que fazem e atormentam-se a pensar se fizeram o que deviam, ou se o que fizeram foi correcto ou errado.
- Os indivíduos Aurum bromatum acreditam que serão maltratados, quer porque são bem sucedidos, quer devido às suas visões e ao que alcançaram de um modo geral. A sensação de que serão alvo de maus-tratos se não forem bem sucedidos, também pertence à psicopatologia deste medicamento.
#homeopatiaemjundiai
Rosmeire Paixão Homeopata Clínica Terapeuta
domingo, 19 de julho de 2020
A Homeopatia Cognitiva e a essência dos elementos PARTE I
Rosmeire Paixão - Homeopata Clinica Terapeuta
quarta-feira, 15 de julho de 2020
É de fundamental importância, colocarmos em ação o nosso próprio poder de cura. E nisso só a Homeopatia pode te ajudar
Se acrescentarmos ao nosso desempenho profissional a paciência, a compreensão e o carinho, isto é se agirmos simplesmente como seres humanos alcançaremos o ideal: a Arte de curar.
Sonhamos com o dia que as faculdades de Medicina ensinem aos futuros médicos a pensar e a não aceitarem como Verdade imutável o preconizado pela escola, porque a medicina é a ciência em evolução e Verdades hoje poderão cair por terra amanhã. Devemos respeitar os mais velhos e as nossas células estão no planeta há 3,8 bilhões de anos. Dr. Jose de Felipe Junior.
segunda-feira, 22 de junho de 2020
Homeopatia em Jundiaí responde: O que é medicamento homeopático?
Homeopatia em Jundiaí
Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP, 1979), mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP, 1990) e doutorado em Saúde Pública (FSP-USP, 1999). É especialista em Saúde Pública (FSP-USP, 1982) e em Homeopatia pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH). Foi Secretária de Farmácia da Liga Médica Homeopática Internacional até de 1995 até 2010. Desde 1993 é parte da diretoria e/ou membro da Comissão Científica da ABFH, sendo presidente da ABFH desde 2013. É membro da Comissão de Homeopatia do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) e do GT de Homeopatia do CFF, Conselho Federal de Farmácia. Ministra a disciplina de Homeopatia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP desde 2013. Participa dos congressos nacionais e internacionais na área de Homeopatia e Farmácia Homeopática há mais de 20 anos. É sócia-gerente e farmacêutica responsável da HN Homeopatia e Naturais Ltda e responsável pela área técnica das farmácias homeopáticas HNCristiano. Tem experiência na área de Farmácia Homeopática, atuando principalmente nos seguintes temas: homeopatia, medicamento homeopático, farmacotécnica homeopática e farmácia homeopática.
Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020