HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS

HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS
ROSMEIRE PAIXÃO é Homeopata Clássica Terapeuta CONAHOM 1274 email: rosmeire.homeopatias@gmail.com

domingo, 31 de janeiro de 2016

TPM e HOMEOPATIA


Tensão Pré Menstrual é o nome dado ao conjunto de alterações que a mulher sofre durante o ciclo. Já foram relatados mais de 150 sintomas relacionados à síndrome. E, ainda bem, nem todas as mulheres sentem a mesma coisa, ou tudo. Mulheres que praticam exercícios físicos regulares e com supervisão tem apresentado melhora nos sintomas da TPM. Os exercícios físicos levam a uma maior sensação de bem-estar geral, e consequentemente estimula a melhora da auto-estima refletindo num convívio social mais adequado. Manter um ritmo regular de sono e procurar ter sempre um período, por menor que possa parecer, de relaxamento diário, é outra dica. 

Quase 80% das mulheres de todo o mundo, depois que têm a menarca (a primeira menstruação), estão habituadas a sentir os incômodos da famosa e temível TPM. A tensão pré-menstrual atinge, de algum modo, essas mulheres em idade fértil. Durante aproximadamente 28 dias, o corpo da mulher sofre diversas alterações que preparam o útero para receber um bebê. Nos primeiros 14 dias ocorre o período de ovulação e, junto com ele, a elevação dos níveis de estrógeno. Esse hormônio é um dos responsáveis por controlar o bem-estar. Nos 14 dias seguintes, a parede do útero começa a engrossar, como se estivesse preparando uma “cama” para o possível bebê. Nessa fase ocorre uma queda nos níveis de estrógeno e elevação nas taxas de progesterona.

Essa alteração, quando muito brusca, já pode causar uma série de sintomas como ansiedade, alterações do humor, dores nos seios e outros tantos conhecidos das mulheres. Passada essa segunda etapa do ciclo, o endométrio – parede que recobre o útero – começa a descamar e ser eliminado na forma de menstruação, gerando com ela uma outra queda hormonal, dessa vez na progesterona e no estrógeno. Por isso em algumas mulheres os sintomas podem ser ainda mais intensos durante a menstruação. Dessa forma, a TPM é caracterizada como todos esses sintomas que podem ocorrer antes da menstruação, causados pela queda brusca dos níveis de estrógeno e progesterona.

A Homeopatia em seu tratamento busca as características peculiares e individuais da mulher, sua personalidade, sensações, emoções, experiências vividas, histórico de doenças familiares, enfim, avalia a pessoa em várias dimensões para buscar o melhor medicamento homeopático e que seja similar ao sofrimento de cada um. Existem muitos medicamentos homeopáticos que podem aliviar a TPM  e a MENOPAUSA, mas o bom homeopata deve acima de tudo conhecer cada detalhe de suas pacientes para encontrar o equilíbrio saudável. Trate-se com Homeopatia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário