HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS

HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS
Rosmeire Paixão é Homeopata Clássica Terapeuta CONAHOM 1274 email: rosmeire.homeopatias@gmail.com

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A personalidade homeopática de Coffea cruda


Toda personalidade homeopática tem seu lado em equilíbrio e seu lado em desequilíbrio. Assim sendo o café também resguarda suas qualidades. Sendo assim, ao falarmos do café cru, estamos falando de uma personalidade riquíssima e muito pouco compreendida. 
O que também precisamos dizer é que Coffea cruda também tem medo da morte. Pensa muito e tem capacidade para isso, pode atravessar a noite pensando e pensando em soluções variadas para um determinado problema. Criativa no campo dos pensamentos e das idéias, sua atividade cerebral não para. Quando descontrolada ou adoecida isso se torna nocivo, chegando aos problemas que a euforia, as palpitações e as agitações nervosas alcançam. Para tanto eis uma personalidade sensível, ou melhor hipersensível a cheiros e ao contato. As dores sentidas por essa personalidade chegam a nos lembrar o desespero.
Se você entra numa loja de perfumes, pode observar que em algum canto da sala existe um pote com sementes de café e que a vendedora vai lhe dar para cheirar entre um perfume e outro. Com esse benefício de limpar nossa capacidade de lidar com cheiros e odores, a Coffea Cruda entra em cena e adoece pela supersensibilidade a cheiros. Sabe aquela dor de cabeça por cheiros? Pense em Coffea cruda.

Sensível – ao extremo, sensibilidade e percepção, ela não é clarividente, não vê vultos, não enxerga nada, é sensibilidade pura. Aconitum parte para a clarividência. Coffea Cruda não, sente, fica extremamente feliz com a sua percepção, se alegra com ela e chega a euforia exagerada – é aí que entra em desequilíbrio. Ela não associa a nada, apenas sente, percebe e isso é simples e lógico, automaticamente.
"...Assim, temos pessoas que são naturalmente excitadas, ligadas, com grande afluxo de idéias (extremamente ativas); mostram-se, portanto, extremamente sensíveis, como se tivessem ingerido bules de café (sem que na verdade tivesse ocorrido), e esta agitação é uma maneira natural de ser (sua psora).
Um pequeno barulho de latido, motocicleta, apito de guarda noturno a um quilômetro de distância faz com que esta plantinha sensível de café que existe dentro de si tenha a impressão de haver um canil no seu quarto ou um motor nos seus ouvidos. Um barulhinho vira um barulhão, uma pequena fresta na janela que deixa passar um pouco de luz, o fará pensar que existe um holofote em seu rosto, e assim por diante acarretando desassossego e inquietude de Coffea que por ser muito sensível, sofrerá estas duras penas.

 É como a árvore de café que, ao menor intempérie, como uma geada por exemplo, sofre, padece, não produz e adoece.

O menor cheiro, ruído, passos, timbres de campainha, tic-tac de relógios e mesmo pequenos toques pelo tato, devido a hipersensibilidade sensorial e sensitiva, transformam-se em grandes problemas para as pessoas de Coffea." É um medicamento que, graças ao seu sentir especialmente exagerado, é capaz de aperceber-se de coisas que passariam em branco para outros, com grandes sacadas e insights, principalmente se forem voltadas a sua esfera pessoal, trocando de humor rapidamente, lembrando aqui a sua semente dicotiledônia; portanto, troca rapidamente de polaridade, o que dificulta em muito o relacionamento com indivíduos Coffea, Que muitas vezes, interrompem um uma conversação normal com crises histéricas(sendo melindráveis). Deve-se, ao lidar com Coffea, medir as palavras e tomar muito cuidado, pois qualquer fora poderá ser deveras ofensivo, embora tais indivíduos, logo em seguida, num rápido instante, podem tornar-se chorões e arrependidos."

ALGUNS SINTOMAS MENTAIS:
1. inusitada atividade mental e física, estando sempre repleto de idéias, coisas pra fazer, principalmente a noite. Há um exagero da atividade mental, intelectual, imagina em excesso.
2. hipersensibilidade sensorial e sensitiva - todos os sentidos - paladar, odor, gustativo, visual e auditivo - estão bastante ativos e acelerados.
3. emoções repentinas e surpresas agradáveis - Coffea é de suma utilidade em distúrbios relacionados com sustos ou emoções repentinas inclusive as agradáveis.
4. excessivo pranto e lamentações - por coisas pequenas ou bagatelas. A criança chora e ri com facilidade, ri, chora e se aborrece. Sentimental. O inverso é a Coffea harmonizada.
A planta café é extremamente sensível, só é possível a sua sobrevivência em situações especiais. Os indivíduos Coffea são pessoas também sensíveis, impressionáveis, provadores de vinho, perfumes, chorões, que se ofendem por bagatelas e para os hipersensíveis, uma pequeneza pode ter uma maior dimensão.
5. tudo começa estando feliz, com boas notícias ou sensações, ele está alegre, depois essa alegria se torna uma excitação, uma alegria acompanhada de nervosismo e medo. Depois ele começa a ter momentos de grande euforia e entra em êxtase.
6. essa mente ágil não pode ser confundida com Lachesi por exemplo que volta a sua atenção para o corpo físico, Coffea não faz isso, ela apenas percebe, sente.
7. sua mente é passiva e não se sente suprimido pela coisas, tanto é que dá prosseguimento até o êxtase. Staphiságria se sente suprimida, impedida de avançar. 
8. Nux vômica, Medhorrinum e Lachesis também possuem a mente muito acelerada, por isso podem se confundir com Coffea, mas na verdade a sua aceleração é sensorial, sensibilidade pura, percepção – isso a liga a todos os tipos de estímulo, entretanto o olfato vem de forma especial fazer parte da peculiaridade dessa personalidade.

O sono de Coffea merece um lembrete especial, devido a sua excitação, a insônia é quase um imperativo. Pode ter palpitações, as idéias borbulham e o sono não vem, mas essa personalidade não tem medo de encarar o dia seguinte, acorda e segue para tentar organizar suas múltiplas idéias. Passa sim o dia todo sonolento, mas chega a noite, pode despertar.

Como a insônia é o prato favorito para se indicar Coffea cruda, lembrem-se de que Nux v, Phos e Staph podem se comportar assim às vezes. Que Medorhinum tem seus pensamentos acelerados minutos antes de dormir e às vezes durante o dia. Entretanto a maior confusão vem quando comparamos com Chamomilla, pois os pensamentos dessa personalidade e a sua insônia são movidos por pensamentos maldosos.
Procure sempre um homeopata e trate do assunto com seriedade. 

Fonte:Matéria médica homeopática interpretada de Carlos Brunini e Homeopatas dos pés descalços


5 comentários:

  1. Perfeito! Admirável essa análise!
    Vim pesquisar sobre coffea cruda, pois o homeopata me prescreveu!
    Parabéns por ver e sentir as pessoas com tanto cuidado, inteligência e carinho!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Admirável essa análise!
    Vim pesquisar sobre coffea cruda, pois o homeopata me prescreveu!
    Parabéns por ver e sentir as pessoas com tanto cuidado, inteligência e carinho!

    ResponderExcluir
  3. Incrível como este artigo descreveu meu filho. Ele toma Cofeea cruda por indicação de um terapeuta e realmente ela o equilibra muito.

    ResponderExcluir
  4. Incrível...Estou tomando um complexo homeopático é um dos componentes da fórmula é o coffea cruda...E como eu me enquadro na personalidade coffea! Perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Minha filha tem nove anos e não esta dormindo acorda e fala que não consegue dormir e não sabe o motivo, já dei de tudo pra ela, não adiantou e agora estou dando coffe cruda 6ch, nos primeiros 4 dias dormiu e ja tem dois dias que acorda, não sei mais o que fazer não sei se estou dando corretamente também. Alguém tem alguma criança que passou por isto?! Débora

    ResponderExcluir