HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS

HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS
Rosmeire Paixão é Homeopata Clássica Terapeuta CONAHOM 1274 email: rosmeire.homeopatias@gmail.com

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A alma dos remédios homeopáticos



Os medicamentos homeopáticos são classificados de acordo com a sua fonte em Reino Mineral •Reino Vegetal • Reino Animal. 

O Reino MineralOs temas centrais comuns aos medicamentos do Reino Mineral são a estrutura e a organização, e os problemas dos remédios/personalidades minerais provém de uma ruptura nesta estrutura e organização, quebra de relações ou falhas no desempenho. Como personalidades, eles são muito sistemáticos e tendem a ser altamente organizados.
Os medicamentos minerais podem ser adicionalmente classificados em vários grupos:

Metais
Entre os medicamentos minerais, os metais tem a haver com o desempenho e a defesa.
A primeira linha de metais na Tabela Periódica preocupa-se com a defesa mais do que com o desempenho. Esta linha consiste do Manganês, Ferro, Cobalto, Níquel, Cobre e Zinco.

A segunda linha tem mais a haver com o desempenho do que com a defesa, e inclui o Ródio , Paládio , Prata, Cádmio e o Índio.


Os elementos pertencentes à terceira linha apresentam as mais fortes questões sobre defesa/desempenho. Esta linha consiste dos metais mais pesados e incluem o Ósmio, o Irídio, a Platina, o Ouro e o Mercúrio e o Tálio. Portanto, o grau de preocupação com a defesa/desempenho aumenta da primeira para a terceira linha.


Cátions

O tema principal dos cátions é a sua necessidade de relacionamentos, mas este tema apresenta um traço característico em cada grupo.

O tema dos cátions no grupo IA é a formação dos relacionamentos. Estes cátions são o Sódio e o Potássio.

Para os cátions do grupo IIA, i.e., Magnésio, Cálcio, Estrôncio, Bário, o tema é uma necessidade de suporte e apoio.

Os elementos do grupo II Boro e Alumínio tem em comum um sentimento de confusão e uma sensação como se houvesse uma teia de aranha sobre o seu rosto.


Ânions
O principal tema entre os ânions é o esforço em ter ou manter uma relação. No grupo V (Fósforo, Arsênico, Antimônio, Bismuto) o tema é um sentimento de não ser amado e de estar só. Os sintomas comuns aos elementos deste grupo são : “Medo de ficar sozinho”, “Desejo de companhia”, “Apegados”.
Entre os elementos do grupo VI, i.e., Sulphur e Selênio, observamos os sintomas em comum “Aversão à companhia” e “Incapacidade para o trabalho”. O tema aqui é o de uma pessoa que está fazendo um esforço, que é o que é esperado deles.

O grupo VII contém os Halogênios, Fluoretos, Cloro, Brometos e Iodo. Eles tem um sentimento central de serem enganados e serem traídos.

O grupo IV contém os elementos não-metálicos Carbono e Sílica. A característica comum a ambos é que eles são não-reativos.


Sais
Um sal representa uma união de duas qualidades que equilibram uma a outra e, conjuntamente, são apropriadas em certas situações da vida. Dos dois componentes de um sal, o cátion precisa formar uma relação enquanto que os ânions algumas vezes parecem repelir um relacionamento. Por exemplo, a qualidade do Natrum é um forte desejo de formar um relacionamento, tanto que qualquer rejeição causaria uma dor e um desapontamento tremendos. Esta necessidade do Natrum precisa ser equilibrada por uma qualidade de esperar desapontamento e rejeição e a não-disposição em formar relacionamentos. Isto é fornecido pelo elemento muriaticum (Cloro). Portanto, o Natrum muriaticum é compreensivelmente um sal muito básico, pois ele representa a necessidade do homem de formar relacionamentos e, ao mesmo tempo, a capacidade de tolerar rejeições.

Ácidos

O tema principal do grupo ácido é uma luta seguida por um colapso. O ácido de um elemento em particular representa um constante esforço/luta na situação daquele elemento. Por exemplo, o principal sentimento do Phosphorus é que ele não é amado e ele reage a este sentimento sendo afetuoso, amigável e compassivo, na esperança que o seu amor e cuidado sejam retribuídos. O esforço do Phosphorus é, portanto, na direção do cuidar dos outros, sendo compassivo para com os demais, etc. Quando este esforço torna-se constante, (i.e., quando ele sente a necessidade de fazer um esforço constante para cuidar dos outros, o estado é o do Phosphoricum acidum.

O Reino Animal
Comum aos medicamentos animais há um “conflito” que tem a sua base na divisão dentro do self. Existem dois lados diferentes de tais personalidades: o lado animal e o lado humano. O lado animal se preocupa com a competição (que é a chave da sobrevivência no mundo animal). Há necessidade de se atrair a atenção, e estas personalidades são atraentes no seu comportamento e aparência. Eles também podem ser enganosos, malévolos e agressivos – e todas estas qualidades podem ser atribuídas ao seu lado animal. 

O Reino Vegetal
A qualidade básica de uma planta é a sua sensibilidade. Ela é um organismo vivo enraizado no solo, incapaz de mover-se. Para sobreviver, ela precisa ser sensível às alterações no ambiente externo e também capaz de se adaptar a estas mudanças, pois ela não consegue se mover dali. Estas características também são descritivas daqueles que precisam de um medicamento vegetal. Eles tem uma natureza sensível, afetada por muitas coisas e ajustando-se/adaptando-se a elas. Na sua escolha de roupas, eles refletem esta sensibilidade. Eles preferem padrões florais, irregulares, algo que apele para o seu gosto estético. A sua escrita também é muito em “padrões irregulares”, geralmente arredondada e desorganizada. O mesmo é verdadeiro quanto a sua maneira de falar. Eles apresentam as suas queixas de um modo desorganizado, frequentemente falando no meio delas sobre as queixas de outras pessoas, e descrevendo as suas de maneira incompleta, sem nenhuma ordem em particular. Eles começam os seus acompanhamentos muito abruptamente. Com a sua afiada sensibilidade, eles sentem a maioria das coisas muito intensamente e são muito descritivos. As queixas são de início rápido e de natureza mutável, com muitas modalidades; elas geralmente estão relacionadas com esta sensibilidade. O fator causal frequentemente é o esforço excessivo ou dano emocional ou físico. As expressões que eles empregam são :”Eu sou afetado por/sensível a ..” “Isto me machuca...”, “Eu não consigo tolerar...” “Isto me toca”. Estas expressões mostram-nos como pessoas sensíveis, suaves e emocionais. Os seus sentimentos são as coisas mais importantes para eles, e o medo de ser machucado também. Eles são facilmente afetados e podem ter alterações abruptas do humor. Mesmo os seus sonhos são influenciados pelas ocorrências cotidianas. Os sonhos são variados: sonhos de plantas, de vegetação, de natureza, de música, de arte. 

REINO VEGETAL
PALAVRAS EMPREGADAS: Em sou afetado por. Eu sou sensível a . Isto me machuca. Isto me toca. Eu não consigo suportar. Eu sou imediatamente afetado por. Mudanças de humor. DISCURSO: Toda a sorte de coisas que o afetam. Variado. CALIGRAFIA: redonda. ASSINATURA: desorganizada. NATUREZA E DISPOSIÇÃO: Suavidade, Sensível, Emocional, Ajustável, Facilmente influenciável, Adaptável, Irritável. MEDOS: Machucar-se/da Dor. SONHOS E INTERESSES: Natureza, Vegetação, Plantas, Artísticos, Música, Variados. Depende das ocorrências do dia. DESEJOS: Variadas. AVERSÕES: MODO: Mutável, Adaptável, Instável. MIASMÁTICO: Agudo-Sicótico. PALAVRA-CHAVE: Sensibilidade. MANEIRA DE VESTIR-SE: Sensível, florais, padrões irregulares. PROFISSÃO: Artistas, Enfermeiras. APRESENTAÇÃO DAS QUEIXAS: emaranhada, arredondada, divagante, descritiva, ajustável. Sintomas descritos de forma ao acaso e não completamente (frequentemente mesmo entremeado por queixas de outras pessoas). NATUREZA DA QUEIXA: Sensibilidade, Muitas Modalidades, Influenciado facilmente, Reação rápida. RITMO E CAUSALIDADE: Geralmente de início e de variações rápidas. Emocional e física, Dor/Choque/Esforço. ACOMPANHAMENTOS: Começa subitamente. Estes não afetam-me tanto assim.

REINO ANIMAL
PALAVRAS EMPREGADAS: Meus sentimentos. Pelos seres humanos. Eu pulo em cima deles. Eu vou bater neles. Ela é melhor do que eu. Eu não sou bom o suficiente. Eu não me aceito. Eu me sinto dividido. Os seres humanos são tão cruéis. DISCURSO: O que quer que chame atenção. Excitado/animado/vívido. CALIGRAFIA: Atraente. ASSINATURA: Chama a atenção, Agressiva. NATUREZA E DISPOSIÇÃO: Afetuosa/solícita/brincalhona, Amorosidade, Agressiva/malévola. Alerta/rápido em reagir. Animado/inquieto. Enganador/curioso. Maldoso/ciumento, Expressivo/comunicativo.MEDOS: Perda do poder de atração. Competição. Agressão/ataque, rejeição, isolamento. SONHOS E INTERESSES: Animais, cobras, buscas, ser atacado, amorosos, voando. DESEJOS: carne, peixe. AVERSÕES: leite. MODO: multifacetado, mutável, mudanças abruptas. Instável. MIASMÁTICO:Agudo-Sico-sifilítico. PALAVRA-CHAVE:Competição. MANEIRA DE SE VESTIR: Atraente ou inexpressiva. Diferente. Os animais em roupas (anéis de serpentes, etc). PROFISSÂO: Propaganda, Competidores. APRESENTAÇÃO DA QUEIXA: com sentimento. Animado. Buscando atenção, calorosa, olhos alertas, contato visual. NATUREZA DA QUEIXA: problemas no seu poder de atração e na competitividade. RITMO E CAUSALIDADE: Geralmente tem um RITMO moderado. Rejeição. Negligenciado. Parece por baixo, falha em se defender. Falha na competição. Agressão/ataque. Fracasso no amor. ACOMPANHAMENTOS: eu estou me sentindo melhor. Eu posso relacionar-me melhor. Também cuide das minhas manchas na pele e da queda do meu cabelo.

REINO MINERAL
PALAVRAS EMPREGADAS: Meu relacionamento. Minha casa/família. Minha conta-corrente. Minha saúde. Meu desempenho. Meu trabalho. Minhas articulações, Minha pele/meus nervos. DISCURSO: direto e vai até o fim. Uniforme. CALIGRAFIA: estruturada. ASSINATURA: angulosa, reta. NATUREZA E DISPOSIÇÃO: sistemática. Forte, Calculista. MEDOS: Ruptura das estruturas. Falhas no desempenho. De perder alguma coisa. SONHOS E INTERESSES: estruturados. Coisas, financeiros. Relacionamentos. Casa, trabalho/esforço, desempenho/luta. Repetitivo. DESEJOS: sal, terra. MODO: Um modo ou dois no máximo. Fixo, invariável. Similar em todas as situações. Estável. MIASMÁTICO: agudo-Sifilítico. PALAVRA-CHAVE:Estrutura. MANEIRA DE SE VESTIR: Estruturada, Com estampas, listras, simples. Simetria. PROFISSÃO: contadores, computadores, gerenciamento, construtores de casas, engenheiros (desempenho). APRESENTAÇÃO DA QUEIXA: Organizada, estruturada, Percentagens, sistemática, exatidão, pontos por escrito. Números. NATUREZA DA QUEIXA: Problemas na estrutura. Crônica. RITMO E CAUSALIDADE: Geralmente de início lento e progride, ruptura na estrutura. Ruptura no relacionamento. Falhas no desempenho. ACOMPANHAMENTOS: Eu vim ver você da última vez.... Minha pressão arterial é 140/90, eu estou 25% melhor. Meu trabalho é bom. Tenho estado em um tratamento regularmente há seis meses. Quanto tempo vai demorar? Esteve 10% melhor nos primeiros seis dias.
Fonte: Rajan Sankaran
 

Um comentário: